Sabugal

O Centro de BTT do Sabugal é o 3º centro homologado pela FPC.

Pela diversidade da paisagem, o Sabugal constitui um convite ao desporto ou à simples ocupação do tempo livre. Aqui, poderá percorrer os caminhos rurais, conduzindo o seu veículo, pedalando uma bicicleta, montando a cavalo ou, simplesmente, caminhando pelas serranias.

As paisagens, as marcas da presença e atividade humana e mesmo a vida dos seus habitantes, com as suas características próprias, podem tornar a visita ao concelho uma fonte inesquecível de experiências e conhecimentos enriquecedores. Numa zona que, durante séculos, marcou a fronteira bélica entre dois reinos vizinhos, e nem sempre de relações muito amigáveis, encontramos as construções militares, que pretendiam marcar claramente limites do território mas, ao mesmo tempo, podemos observar as continuidades culturais dos povos dos dois lados, partilhando tradições, modos de vida e até mesmo influenciando-se no seu falar.

A fronteira política não foi barreira cultural nem é óbice a contactos e colaborações que, nos dias de hoje, podem assumir a forma de projetos transfronteiriços, como aquele que, atualmente reúne as zonas da Gata e Malcata em torno da imagem do lince ibérico.

As recentes obras de recuperação do castelo do Sabugal deram origem a mais um espaço para realização de espectáculos ou outras iniciativas no seu interior.

Não se pense que apenas existe património natural ou arquitectónico no concelho. Muito amplas são as possibilidades para o lazer e práticas desportivas. Na sede do concelho, as piscinas, o pavilhão ou o estádio municipais são estruturas com características que permitem a realização de competições oficiais. Mas, para aqueles que preferem uma actividade mais descomprometida, existe a praias fluviais do Sabugal, dos Foios, de Quadrazais e de Vale das Éguas, ou os planos de água das barragens do Sabugal e de Alfaiates. Aqui, existem boas condições para diversas actividades aquáticas.

Os adeptos do montanhismo poderão também encontrar na zona bons locais para a sua modalidade favorita.Para os amantes da pesca, existem alguns locais com excelentes condições para a sua prática.

Inaugurado a 14/12/2014.

De Lisboa: Seguir pela A1 para norte e depois entrar na A23 (Saída 7: Abrantes, Castelo Branco, Torres Novas). Depois de passar Covilhã, saia da auto-estrada (Saída 32: N18-3 Caria, EN 233 Sabugal). Passada a ponte velha de Caria vire à esquerda, entrando numa pequena variante a esta vila. Depois vire novamente à esquerda, pela EN 18-3 e depois pela EN233 até ao Sabugal

Do Porto: Seguir pela A1 em direção a sul e depois entrar na A25 (Saída 16: Viseu). Logo após a cidade da Guarda, saia da A25 (Saída 30: Guarda-sul, Covilhã, Portalegre) e poucos quilómetros depois saia da A23 e entre na E.N. 233 em direção ao Sabugal (Saída 35:Guarda-sul, Sabugal).
Verão: 9h00 - 19h00
Inverno: 9h00 - 17h00
  • Hotel
  • Turismo Rural
  • Restaurante
  • Café
  • Pump Track
  • Balneários c/Banhos Gratuitos
  • WC
  • Lavagem de Bicicletas Paga
  • Oficina Self-Service
225 Km trilhos sinalizados
4 Níveis de dificuldade
5 Percursos

Percursos

P1
+
Percurso circular com início e final no centro de BTT. É o percurso mais fácil do centro. Acessível a todos os praticantes da modalidade. Desenvolve-se junto à barragem do Sabugal.
Distância: 10,45 kms
Tempo: 0h45 a 2h00
Desnível Acumulado: 190 m
image
P2
+
Percurso circular com início e final no centro de BTT. Percurso moderado, contorna a barragem do Sabugal, passa em Malcata, Quadrazais e Torre.
Distância: 34,7 kms
Tempo: 3h00 a 4h00
Desnível Acumulado: 650 m
image
P3
+
Percurso circular com início e fim no Centro de BTT. Percurso difícil, contorna a barragem doSabugal, passa em Malcata e sobe a Serra da Malcata, obtendo uma vista espetacular da região.Passa Quadrazais, Souto, Pouca Farinha e Cardeal.Perto do Sabugal vem junto ao Rio Côa até ao seu final no centro de BTT.
Distância: 49,6 kms
Tempo: 4h00 a 6h00
Desnível Acumulado: 970 m
image
P4
+
Percurso circular com início e final no Centro de BTT.Percurso difícil que se desenvolve para noroeste do Sabugal. Passa por Sortelha,Quarta- Feira, Sobreira, Pousafoles do Bispo e Baraçal. Este percurso é em grande parte comum com o percurso preto e serve de escapatória para quem quiser abandonar o percurso preto.
Distância: 59,6 kms
Tempo: 5h00 a 7h00
Desnível Acumulado: 1230 m
image
P5
+
Percurso circular com início e final no Centro de BTT . Percurso muito difícil, aconselha-se umaboa preparação fisíca para a sua realização. Passa em Sortelha, Quarta-Feira, Pena Lobo, Pousa, Foles do Bispo, Vila do Touro, Rapoula do Côa, sobe à Senhora das Preces, e daí vem sempre junto ao Rio Côa até ao seu final no centro de BTT.
Distância: 88,55 kms
Tempo: 7h00 a 9h00
Desnível Acumulado: 1900 m
image

Parceiros Oficiais